Sabes que mais? Vou-te contar um segredo.

Queres ouvir?

Presta atenção, então.

Sabes porque é que estás aqui, neste preciso momento, a ler estas palavras?

Achas que é fruto do acaso?

Pois eu garanto-te que não.

Todos os momentos anteriores da tua vida te trouxeram aqui. o que se passou na tua vida hoje, o que comeste de manhã ao pequeno almoço, a tua noite de ontem, o que planeaste há um ano atrás, as escolhas que fizeste na adolescência, as que os teus pais fizeram por ti na infância… Desde o momento em que foste concebido este momento eras inevitável. A partir o momento em que os teus pais foram concebidos, a tua concepção era inevitável. e assim por diante, por todas as incontáveis gerações.

Desde o primeiro hominídeo, o ser humano era inevitável. Desde o primeiro primata, o hominídeo era inevitável. desde o primeiro mamífero, o primata era inevitável…

Desde a primeira célula, desde que o Sol se incendiou e começou a formar o sistema solar, desde que a via láctea se formou, desde a origem do universo…

É essa a tua única importância, a tua essência. Tudo o que fizeste ou irás fazer é absolutamente inevitável, e por mais que aches que podes alterar alguma coisa, por maior que seja a tua ilusão de que tens livre arbítrio e controlas o teu destino, vives apenas numa ilusão que te deixa contente.

Aquelas que pensas serem as tuas decisões não passam de reflexos condicionados por tudo o que se passou na tua vida ao leque de escolhas possíveis numa dada ocasião. Se alguém souber tudo sobre ti e sobre a situação em que te encontras pode afirmar com toda a certeza a decisão que vais tomar a seguir.

Não passas, no fundo de um mero efeito de uma causa anterior, efeito essa que se transforma em causa para efeitos posteriores.

Sempre foi assim e sempre assim será, portanto dou-te um conselho:

-Relaxa! Aproveita a viagem. Aprende. Observa. Absorve o que te rodeia e lembra-te que todos os que se cruzam contigo, até aquela pessoa que nunca viste e que não vais voltar a ver mas que apanha o mesmo metro que tu naquele dia, naquela hora, teve alguma influência na tua vida. Se ele não estivesse lá, o teu dia seria diferente e o mundo seria deferente.

Sem comentários: